Mão Na Massa - Pés no Chão - Cabeça nas Estrelas - Um Projeto do Instituto CRIS Referencia Integração e Sustentabilidade

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Plantio de arvores para celebrar!

A primeira etapa do processo Pé no Chão (Educação Ambiental), no CEU Jardim paulistano foi concluída nessa semana. O curso de sustentabilidade prática aos professores do Ensino Infantil terminou, e para celebrar as crianças do EMEI plantaram 10 mudas de arvores nativas. O curso consistiu em quatro encontros, divididos em temas: Social, Ecológico e Econômico. Com o principal objetivo de sensibilização e instrução aos professores para começar a trabalhar com as crianças sobre sustentabilidade, usando principalmente o espaço da geodésica (construída dentro do CEU, pelo grupo Mão na Massa/Instituto CRIS e Oficina da Sustentabilidade). A partir desse curso, algumas atividades já foram realizadas, como o plantio do dia da árvore e visita à geodésica; alem disso, outras atividades foram planejadas: a principal delas será o plantio de um jardim sensorial para estimular os sentidos das crianças através dos aromas, textura e aparência das plantas. Como resultado desse curso, está sendo elaborado uma apostila como guia prático para educação ambiental, com atividades de sensibilização, histórias e brincadeiras para crianças sobre o tema. E por isso existe a possibilidade do tema meio ambiente ser o próximo a ser trabalhado pelas professoras no ano que vem.

Aproveitando a chegada das chuvas de primavera e para celebrar a finalização da primeira etapa do processo “Pé no Chão”, ontem foram plantadas 10 mudas de arvores nativas ao redor do parquinho de diversão das crianças. Elas ficaram realmente curiosas e entusiasmadas, relataram suas experiências com plantas e perceberam que aquelas novas companheiras que iam morar lá vão trazer muitos frutos, sombra e ar fresco para a hora de lazer. Elas se comprometeram em cuidar das plantinhas e dar muito amor enquanto elas estão crescendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário